Também acho valido, ja que concluímos que senos e cossenos de ângulos complementares tem o mesmo valor, voltar a famosa tabela que envolve os ângulos de 30, 45 e 60 para verificarmos isso.
verdade.. ha que se ter bastante atenção ao manipular.
Muito bacana a atividade, mas requer destreza e habilidade. Acho que o manual do aluno precisa ser mais detalhado a fim de que cheguemos onde queremos chegar com mais sucesso.Quem sabe um pequeno video de 45 segundos como tutorial/exemplo ajudaria mais? Um caso a se pensar para as turmas futuras…
Sabe que eu nao achei fácil a atividade para ser aplicada num primeiro momento? Creio que ela seja de fácil compreensão para alunos mais amadurecidos com o próprio tema…
Davi,
Tô pensando aqui até que ponto dinamizar as figuras com uma malha quadriculada ao fundo não ajuda também na compreensão do teorema…
Verdade. O fato do aluno o ensino medio já ter conhecimento do Teorema ajuda muito na ampliação da compreensão de sua importância ao perceberam a enorme quantidade de situações em geometria que podem ser resolvidas via Pitágoras. O que acho interessante nessa proposta de “visualização”(aqui não temos a demonstração do Teorema, é que o argumento das áreas vem enriquecer o que antes fora visto somente através da semelhança de triângulos. Digo, na grade maioria das vezes.