TEXTOS

Esta página é usada para disponibilizar artigos, livros e/ou relatos de experiências que envolvem o laboratório.

2
Yes
None
1
1000000
Name...
/?page_id=128
Thumbnail
(B0001) UMA REFLEXÃO SOBRE O USO DE MATERIAIS CONCRETOS E JOGOS NO ENSINO DA MATEMÁTICA
(B0001) UMA REFLEXÃO SOBRE O USO DE MATERIAIS CONCRETOS E JOGOS NO ENSINO DA MATEMÁTICA Image

Autores:

Dario Fiorentini
Maria Ângela Miorim

Resumo:
O texto apresenta algumas possíveis soluções para as dificuldades que alunos e professores têm enfrentado no processo de ensino e aprendizagem.

Para acessar o texto clique aqui.

REFERÊNCIA

MIORIM, M. A.; FIORENTINI, D. Uma reflexão sobre o uso de materiais concretos e jogos no Ensino da Matemática. Boletim da SBEM-SP, São Paulo, v. 4, n. 7, p. 5-10, 1990.

(B0002) O LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA E MATERIAIS DIDÁTICOS MANIPULÁVEIS
(B0002) O LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA E MATERIAIS DIDÁTICOS MANIPULÁVEIS Image

Autor (es):

Sérgio Lorenzato

Resumo:

Este texto discute sobre o Laboratório de Ensino de Matemática e o uso dos materiais manipuláveis no processo de ensino e aprendizagem.

Para acessar o texto clique aqui

REFERÊNCIA

LORENZATO, S. Laboratório de Ensino de Matemática e Materiais Didáticos Manipuláveis. In: LORENZATO, Sérgio. Laboratório de Ensino de Matemática na formação de professores. Campinas: Autores Associados, 2006.

(B0003) FORMAÇÃO DOCENTE E NOVAS TECNOLOGIAS | LUÍS PAULO LEOPOLDO MERCADO | FDNT
(B0003) FORMAÇÃO DOCENTE E NOVAS TECNOLOGIAS | LUÍS PAULO LEOPOLDO MERCADO | FDNT Image

Autor (es):

Luís Paulo Leopoldo Mercado

Resumo:

Este texto discute sobre a formação do professor para o uso das tecnologias.

Para acessar o texto clique aqui.

REFERÊNCIA

MERCADO, L. P. L.. Formação Docente e Novas Tecnologias. In: IV Congresso RIBIE, 1998, Brasilia. Anais… Brasilia: UFRGS, 1998.

(B0004) O USO DO LABORATÓRIO VIRTUAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (LaPEM-v)...
(B0004) O USO DO LABORATÓRIO VIRTUAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (LaPEM-v)... Image

Autor (es):

Beatriz Oliveira dos Santos
Marco Antônio Escher

Resumo:
O relato de experiência é sobre o uso de materiais manipuláveis virtualmente para o ensino e aprendizagem de Matemática

Para acessar o texto clique aqui.

REFERÊNCIA

SANTOS, B.O.; ESCHE, M. A.. O Uso do Laboratório Virtual de Pesquisa em Educação Matemática (LaPEM-v): uma experiência com Geometria no Ensino Médio. 2019. Disponível em: <http://200.131.219.226/wordpress/wp-content/uploads/2019/11/B0004-Santos_Escher_OUDLVDPEEM.pdf>. Acesso em: 11 out 2019.

(B0005) LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA E LABORATÓRIO DE ENSINO DE CIÊNCIAS
(B0005) LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA E LABORATÓRIO DE ENSINO DE CIÊNCIAS Image

Autor (es):

Marli Balzan Cavalaro Benini

Resumo:
Este texto mostra como a experimentação no laboratório está inserida historicamente na Ciência.

Para acessar o texto clique aqui.

REFERÊNCIA

BENINI, M. B. C.. Laboratório de Ensino de Matemática e Laboratório de Ensino de Ciências. 2006. Disponível em: <http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/producoes_pde/artigo_marli_balzan_cavalaro_benini.pdf>. Acesso em: 20 mai 2019.

(B0006) ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES...
(B0006) ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES... Image

Autor (es):

Laercia Maria Bertulino de Medeiros

Carolina Cavalcante Bezerra

Resumo:

Este texto apresenta as necessidades da formação do professor devido as tecnologias.

Para acessar o texto clique aqui.

REFERÊNCIA

MEDEIROS, LMB., and BEZERRA, CC. Algumas considerações sobre a formação continuada de
professores a partir das necessidades formativas em novas tecnologias na educação. In: SOUSA, RP.,
et al., orgs. Teorias e práticas em tecnologias educacionais [online]. Campina Grande: EDUEPB,
2016, pp. 17-37

(B0007) FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA DA EDUCAÇÃO BÁSICA ...
(B0007) FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA DA EDUCAÇÃO BÁSICA ... Image

Autor (es):

Ruy César Pietropaolo

Tânia Maria Mendonça Campos

Angélica da Fontoura Garcia Silva

Resumo:

Este texto apresenta os questionamentos de professores sobre o processo de ensino e aprendizagem e a relevância da formação continuada.

Para acessar o texto clique aqui.

REFERÊNCIA

PIETROPAOLO, R. C.; CAMPOS, T. M. M.; SILVA, A. F.G.. Formação continuada de professores de Matemática da educação básica em um contexto de implementação de inovações curriculares. Revista Brasileira de Pós-Graduação, v. 8, n. 2, 31 mar. 2012.

(B0001) UMA REFLEXÃO SOBRE O USO DE MATERIAIS CONCRETOS E JOGOS NO ENSINO DA MATEMÁTICA Image
(B0001) UMA REFLEXÃO SOBRE O USO DE MATERIAIS CONCRETOS E JOGOS NO ENSINO DA MATEMÁTICA
Autores: Dario Fiorentini Maria Ângela Miorim Resumo: O texto apresenta algumas possíveis soluções para as dificuldades que alunos e professores têm enfrentado no processo de ensino e aprendizagem. Para acessar o texto clique aqui. — REFERÊNCIA MIORIM, M. A.; FIORENTINI, D. Uma reflexão sobre o uso de materiais concretos e jogos no Ensino da Matemática. Boletim da SBEM-SP, São Paulo, v. 4, n. 7, p. 5-10, 1990.
(B0002) O LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA E MATERIAIS DIDÁTICOS MANIPULÁVEIS Image
(B0002) O LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA E MATERIAIS DIDÁTICOS MANIPULÁVEIS
Autor (es): Sérgio Lorenzato Resumo: Este texto discute sobre o Laboratório de Ensino de Matemática e o uso dos materiais manipuláveis no processo de ensino e aprendizagem. Para acessar o texto clique aqui — REFERÊNCIA LORENZATO, S. Laboratório de Ensino de Matemática e Materiais Didáticos Manipuláveis. In: LORENZATO, Sérgio. Laboratório de Ensino de Matemática na formação de professores. Campinas: Autores Associados, 2006.
(B0003) FORMAÇÃO DOCENTE E NOVAS TECNOLOGIAS | LUÍS PAULO LEOPOLDO MERCADO | FDNT Image
(B0003) FORMAÇÃO DOCENTE E NOVAS TECNOLOGIAS | LUÍS PAULO LEOPOLDO MERCADO | FDNT
Autor (es): Luís Paulo Leopoldo Mercado Resumo: Este texto discute sobre a formação do professor para o uso das tecnologias. Para acessar o texto clique aqui. — REFERÊNCIA MERCADO, L. P. L.. Formação Docente e Novas Tecnologias. In: IV Congresso RIBIE, 1998, Brasilia. Anais… Brasilia: UFRGS, 1998.
(B0004) O USO DO LABORATÓRIO VIRTUAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (LaPEM-v)... Image
(B0004) O USO DO LABORATÓRIO VIRTUAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (LaPEM-v)...
Autor (es): Beatriz Oliveira dos Santos Marco Antônio Escher Resumo: O relato de experiência é sobre o uso de materiais manipuláveis virtualmente para o ensino e aprendizagem de Matemática Para acessar o texto clique aqui. — REFERÊNCIA SANTOS, B.O.; ESCHE, M. A.. O Uso do Laboratório Virtual de Pesquisa em Educação Matemática (LaPEM-v): uma experiência com Geometria no Ensino Médio. 2019. Disponível em: <http://200.131.219.226/wordpress/wp-content/uploads/2019/11/B0004-Santos_Escher_OUDLVDPEEM.pdf>. Acesso em: 11 out 2019.
(B0005) LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA E LABORATÓRIO DE ENSINO DE CIÊNCIAS Image
(B0005) LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA E LABORATÓRIO DE ENSINO DE CIÊNCIAS
Autor (es): Marli Balzan Cavalaro Benini Resumo: Este texto mostra como a experimentação no laboratório está inserida historicamente na Ciência. Para acessar o texto clique aqui. — REFERÊNCIA BENINI, M. B. C.. Laboratório de Ensino de Matemática e Laboratório de Ensino de Ciências. 2006. Disponível em: <http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/producoes_pde/artigo_marli_balzan_cavalaro_benini.pdf>. Acesso em: 20 mai 2019.
(B0006) ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES... Image
(B0006) ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES...
Autor (es): Laercia Maria Bertulino de Medeiros Carolina Cavalcante Bezerra Resumo: Este texto apresenta as necessidades da formação do professor devido as tecnologias. Para acessar o texto clique aqui. — REFERÊNCIA MEDEIROS, LMB., and BEZERRA, CC. Algumas considerações sobre a formação continuada de professores a partir das necessidades formativas em novas tecnologias na educação. In: SOUSA, RP., et al., orgs. Teorias e práticas em tecnologias educacionais [online]. Campina Grande: EDUEPB, 2016, pp. 17-37
(B0007) FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA DA EDUCAÇÃO BÁSICA ... Image
(B0007) FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA DA EDUCAÇÃO BÁSICA ...
Autor (es): Ruy César Pietropaolo Tânia Maria Mendonça Campos Angélica da Fontoura Garcia Silva Resumo: Este texto apresenta os questionamentos de professores sobre o processo de ensino e aprendizagem e a relevância da formação continuada. Para acessar o texto clique aqui. — REFERÊNCIA PIETROPAOLO, R. C.; CAMPOS, T. M. M.; SILVA, A. F.G.. Formação continuada de professores de Matemática da educação básica em um contexto de implementação de inovações curriculares. Revista Brasileira de Pós-Graduação, v. 8, n. 2, 31 mar. 2012.