Esta página é usada para disponibilizar artigos, livros e/ou relatos de experiências que envolvem o laboratório.
Autores:
Dario Fiorentini
Maria Ângela Miorim
Resumo:
O texto apresenta algumas possíveis soluções para as dificuldades que alunos e professores têm enfrentado no processo de ensino e aprendizagem.
Para acessar o texto clique aqui.
—
REFERÊNCIA
MIORIM, M. A.; FIORENTINI, D. Uma reflexão sobre o uso de materiais concretos e jogos no Ensino da Matemática. Boletim da SBEM-SP, São Paulo, v. 4, n. 7, p. 5-10, 1990.
Autor (es):
Sérgio Lorenzato
Resumo:
Este texto discute sobre o Laboratório de Ensino de Matemática e o uso dos materiais manipuláveis no processo de ensino e aprendizagem.
Para acessar o texto clique aqui
—
REFERÊNCIA
LORENZATO, S. Laboratório de Ensino de Matemática e Materiais Didáticos Manipuláveis. In: LORENZATO, Sérgio. Laboratório de Ensino de Matemática na formação de professores. Campinas: Autores Associados, 2006.
Autor (es):
Luís Paulo Leopoldo Mercado
Resumo:
Este texto discute sobre a formação do professor para o uso das tecnologias.
Para acessar o texto clique aqui.
—
REFERÊNCIA
MERCADO, L. P. L.. Formação Docente e Novas Tecnologias. In: IV Congresso RIBIE, 1998, Brasilia. Anais… Brasilia: UFRGS, 1998.
Autor (es):
Beatriz Oliveira dos Santos
Marco Antônio Escher
Resumo:
O relato de experiência é sobre o uso de materiais manipuláveis virtualmente para o ensino e aprendizagem de Matemática
Para acessar o texto clique aqui.
—
REFERÊNCIA
SANTOS, B.O.; ESCHE, M. A.. O Uso do Laboratório Virtual de Pesquisa em Educação Matemática (LaPEM-v): uma experiência com Geometria no Ensino Médio. 2019. Disponível em: <http://200.131.219.226/wordpress/wp-content/uploads/2019/11/B0004-Santos_Escher_OUDLVDPEEM.pdf>. Acesso em: 11 out 2019.
Autor (es):
Marli Balzan Cavalaro Benini
Resumo:
Este texto mostra como a experimentação no laboratório está inserida historicamente na Ciência.
Para acessar o texto clique aqui.
—
REFERÊNCIA
BENINI, M. B. C.. Laboratório de Ensino de Matemática e Laboratório de Ensino de Ciências. 2006. Disponível em: <http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/producoes_pde/artigo_marli_balzan_cavalaro_benini.pdf>. Acesso em: 20 mai 2019.
Autor (es):
Laercia Maria Bertulino de Medeiros
Carolina Cavalcante Bezerra
Resumo:
Este texto apresenta as necessidades da formação do professor devido as tecnologias.
Para acessar o texto clique aqui.
—
REFERÊNCIA
MEDEIROS, LMB., and BEZERRA, CC. Algumas considerações sobre a formação continuada de
professores a partir das necessidades formativas em novas tecnologias na educação. In: SOUSA, RP.,
et al., orgs. Teorias e práticas em tecnologias educacionais [online]. Campina Grande: EDUEPB,
2016, pp. 17-37
Autor (es):
Ruy César Pietropaolo
Tânia Maria Mendonça Campos
Angélica da Fontoura Garcia Silva
Resumo:
Este texto apresenta os questionamentos de professores sobre o processo de ensino e aprendizagem e a relevância da formação continuada.
Para acessar o texto clique aqui.
—
REFERÊNCIA
PIETROPAOLO, R. C.; CAMPOS, T. M. M.; SILVA, A. F.G.. Formação continuada de professores de Matemática da educação básica em um contexto de implementação de inovações curriculares. Revista Brasileira de Pós-Graduação, v. 8, n. 2, 31 mar. 2012.