MURAL DE RECADOS

MURAL DE RECADOS

Espaço para fixar os avisos sobre o curso e extensão e orientação das atividades

 

– 22/11/19

Professor(a),

Neste MOMENTO 4 peço que façam a leitura do texto “O Uso do Laboratório Virtual de Pesquisa em Educação Matemática (LaPEM-v): uma experiência com geometria no Ensino Médio” que está disponível na biblioteca (B0004) e depois realizem a atividade que será aqui proposta.

Atividade

Agora que já participaram de momentos em que foi possível experimentar as atividades virtuais, gostaria de solicitar que cada um escolhesse uma delas para desenvolver com os seus alunos. Existem várias maneiras de usar o LaPEM-v e como sugestão vocês podem:

  • Usar o Datashow para manipular os materiais (usando apenas um computador) e discutir conceitos e situações ali presentes. Sugerimos que durante a aula você pode selecionar um aluno para manusear o material.
  • Usar o laboratório de informática para que os alunos manipulem os materiais junto com você e discutam conceitos (caso tenha à sua disposição vários computadores);
  • Pedir que os alunos manipulem os materiais em casa para que depois, na aula, discutam os conceitos.
  • Durante a discussão em sala de aula, pedir para os alunos manusearem o material usando o celular individualmente.

Sintam-se motivados para escolher estas ou outras maneiras de realizar a atividade com a sua turma.

Durante a experiência sugiro que fotografem, gravem e observem o desenvolvimento da atividade, tendo atenção a alguns aspectos:

– Comportamento do aluno diante do material;

– Dúvidas levantadas pelos alunos;

– Sua intervenção durante a atividade;

– Fala dos alunos sobre a atividade;

No relatório, gostaria que você deixasse claro em qual nível de ensino aplicou a atividade (Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II, Ensino Médio, Graduação ou Pós-Graduação), qual o tipo de instituição (particular, pública estadual, pública municipal ou pública federal), como ocorreu a atividade (usando apenas o Datashow, na sala de informática, os alunos desenvolvendo em casa ou usando o celular) e como avalia a experiência (insatisfatório, mediano, satisfatório ou muito satisfatório) explicando os motivos que o levaram a classificar dessa maneira.

O relato desta experiência deverá ser apresentado até a data do prazo (04/12)  já estabelecido. Além do relatório solicito que façam uma apresentação em slides (Power Point) sobre a atividade que aconteceu na sala.

Ao finalizar a atividade, peço que participem do fórum de discussões da atividade relatando sobre a sua experiência como professor usando o material disponível com seus alunos.

– 15/11/19

Professor (a),

No MOMENTO 3, entre o dia 15/11 e 21/11 você irá desenvolver as atividades que estão disponíveis na aba “Atividades”. Elas podem ser encontradas pelo nome ou pela numeração e neste momento do curso as atividades são as seguintes:

  • — Atividade 00009 – Teorema de Pitágoras
  • — Atividade 00016 – Volume dos sólidos
  • — Atividade 00023 – Ângulos (complementares e suplementares), seno e cosseno
  • — Atividade 00024 – Relação seno, cosseno e tangente
  • — Atividade 00022 – Funções Trigonométricas

Ao finalizar a atividade, peço que participem do fórum de discussões de cada uma delas relatando sobre a sua experiência usando o material disponível.

Nesta semana vou pedir que me enviem o resumo sobre este texto do Mercado cujo título é “Formação Docente e Novas Tecnologias” (cod. B0003) que está na biblioteca.

– 08/11/19

Professores, no MOMENTO 2 entre o dia 08/11 e 14/19 vocês irão desenvolver as seguintes atividades:

  • – Postagem (ou envio) do resumo do texto “Laboratório de Ensino de Matemática e Materiais Didáticos Manipuláveis” (cod. B0002)
  • – Uso do ambiente de manipulação virtual
    • — Atividade 00005 – Geometria de posição
    • — Atividade 00017 – Poliedros (convexos e não convexos) e Relação de Euler
    • — Atividade 00018 – Poliedros de Platão e Poliedros regulares
    • — Atividade 00021 – Função do Primeiro Grau
    • — Atividade 00020 – Função do Segundo Grau
  • – Participação do Fórum de Discussões de cada uma das atividades relatando sobre a experiência, enfatizando pontos positivos e negativos.

– 07/11/19

Professores, passando para lembrá-los do nosso encontro hoje às 19h30min na sala de discussões (clique aqui)