SOBRE O MATERIAL DO PROFESSOR

Este tópico contém 0 resposta, possui 1 voz e foi atualizado pela última vez por  Daniel Felipe Neves Martins 4 anos, 3 meses atrás.

Visualizando 1 post (de 1 do total)
  • Autor
    Posts
  • #828

    Bom dia pessoal…
    Usei o material inicial e fiz minhas adaptações para o meu universo e realidade de trabalho. O objetivo a que se propõe a atividade foi mais do que atingido, Porém gostaria de conversar com vocês sobre o material do professor.
    A trigonometria é uma parte delicada do conteúdo do EM onde conceitos devem ser realmente bem trabalhados dentro de definições corretas e com o máximo de rigor e cuidado possíveis ao associar palavras e seus conceitos próprios às imagens, por exemplo.
    1- quando lemos que devemos destacar a “reflexão”, este termo deve estar muito bem posto a fim de podermos ir para além da decoreba de formulas que fazem com que o aluno memorize a qual arco um arco do 2o ou 3o ou 4o quadrantes se relacionam com o primeiro.Isto é, acho importante dizer evidenciar a “reflexão em relação ao eixo Oy ou dos senos, como queiram”, a “reflexão em relação a origem, a reflexão em relação ao eixo Ox ou ao eixo dos cossenos ou até mesmo deixar o aluno descobrir que pode compor transformações.
    2- acredito que o terceiro paragrafo dev ser reescrito. Podemos ler em conjunto para tentar ver o porquê de alterar justamente o manual do professor.
    3- Há um ou outro errinho de concordaria para revisar
    4- Precisamos urgentemente rever a frase “pi é igual a 180 graus”!!! A grande dificuldade de se entender a definição de radianos vem de afirmações como essas. Lembremo-nos de que a circunferência trigonométrica é por definição uma circunferência centrada na origem do sistema cartesiano usual, que possui raio 1 unidade e que possui a marcação de seus arcos orientados positivamente no sentido anti-horário. A partir dai podemos concluir uma série de resultados, inclusive associar a medida do ângulo central de um dado angulo theta ao seu comprimento. Pi não é igual a 180 graus e nem nunca foi. O que temos é: “na circunferência trigonométrica, um ângulo central de medida 180 graus, tem comprimento de arco igual a pi radianos”e assim, por proporcionalidade podemos determinar na circunferência trigonométrica a medida do comprimento de arcos definidos por uma série de outros ângulos centrais. O interessante é que podemos escrever esta relação em funÇão de qualquer circunferência de raio R, a partir da circunferência trigonométrica. Por isso tudo, acho que vale muito a pena reescrever esta parte ou mesmo inserir uma atividade a partir da definição de radiano, contendo desafios de localizar números reais na circunferência trigonométrica. Abramos para discussão. :)))))))
    4- A atividade evidencia as relações entre ângulos suplementares, mas onde ficam as relações entre os complementares? Acredito que esta seja uma ótima oportunidade de apresentar, grosso modo o cosseno como co(mplemento) do seno, ao fazermos analogia no primeiro quadrante aos ângulos do triangulo retângulo. É uma boa hora para justificar o pq de sen30 = cos 60 ou o seno e o cosseno do ângulo que mede 45 graus serem iguais.

    Vamos pensar sobre estes pontos?
    Foi mal o textão…

Visualizando 1 post (de 1 do total)

Você deve fazer login para responder a este tópico.